sexta-feira, 27 de julho de 2007

MAFRA VAI TER ESTÁTUA DO PAPA JOÃO XXI

Na história da Igreja Católica só houve um papa português, João XXI. Segundo a tradição esse pontífice nasceu em Lisboa, provavelmente na actual Freguesia de S. Julião, em 1215, recebendo o nome de Pedro Julião ou Pedro Hispano.
Vários documentos referem que o futuro papa, quando ainda era sacerdote, foi nomeado, pelo Rei D. Afonso III, no dia 20 de Julho de 1263, para o priorado da Igreja de Santo André, de Mafra.

O escritor Alexandre Herculano admite ter havido dois padres, contemporâneos, com o mesmo nome. Por sua vez o historiador e Professor José Hermano Saraiva ao ser questionado sobre o assunto emitiu esta opinião: «Herculano talvez tenha razão quando sugeriu a existência de dois clérigos homónimos, mas nenhuma certeza se pode ter a esse respeito. Estamos perante um dos muitos casos em que o suporte da teoria é apenas a tradição».
Ainda a este propósito o jornal diário «Correio da Manhã» publicou, há pouco tempo, fascículos intitulados «Os Papas – A História da Igreja Católica protagonizada por 264 pontífices» e lá podemos ler, quando se refere a João XXI, que o rei português «AfonsoIII confiou-lhe, em 1263, o priorado da Igreja de Santo André de Mafra».
Curiosamente, na Vila mafrense, a rua entre o Complexo Cultural Quinta da Raposa e a Igreja de Stº André, tem, precisamente, o nome de «Pedro Julião – Papa João XXI». Tudo indica que a placa não foi ali colocada ao acaso.
No programa «Disto é que eu Gosto», da Rádio do Concelho de Mafra, do passado dia 7 de Julho, Rogério Batalha ao anunciar a Missa Nova, na Basílica, do novo padre Filipe Sousa, sugeriu a construção de uma estátua do único papa português e que fosse formada uma comissão para o efeito.
Logo a seguir ligou para a RCM o Director do Jornal «O Ericeira» para manifestar o seu apoio à iniciativa disponibilizando-se para publicar tudo o que for necessário no seu quinzenário. Outros ouvintes também telefonaram para aplaudir a ideia. O movimento está em marcha e já não vai parar.
A Comissão Pró - Construção da estátua do Papa João XXI já se encontra constituída e é presidida pelo actual pároco de Mafra Luis Barros. São Vice- Presidentes Fátima Costa, Artur Franco Henriques e Rogério Batalha. A Secretária – Geral é Noémia Barros.
Quer seja verdade ou não que o Papa João XXI tenha exercido o priorado, em Mafra, parece ser muito meritória a homenagem que se pretende prestar ao único papa lusitano.
Brevemente será divulgado o número da conta bancária para onde devem ser canalizados os respectivos donativos e, oportunamente, daremos mais informações sobre esta entusiástica campanha.
Noémia Barros – Secretária - Geral

Catedral de São Lourenço, de Viterbo, onde está sepultado o Papa João XXI