segunda-feira, 10 de novembro de 2008

FERNANDO NOBRE,FUNDADOR E PRESIDENTE DA AMI,NA RCM

O Presidente e fundador da AMI, Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre, é o convidado da edição 886 do «Disto é Que Eu Gosto», de 15 de Novembro.
Fernando Nobre nasceu em Luanda, em 1951, é casado e tem 4 filhos.
Possui a licenciatura em Medicina e Cirurgia pela Universidade Livre de Bruxelas e é especialista em cirurgia geral e em urologia.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 2001, conferiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa e recebeu o primeiro prémio da Associação Europeia de Urologia em conjunto com outro cientista estrangeiro. Foi membro da Comissão de Honra e Comissão Política da candidatura presidencial do Dr. Mário Soares, nas Presidenciais de 2006.
No dia 31 de Maio de 1991 o Presidente da República, Dr. Mário Soares, atribui-lhe a condecoração de Grande - Oficial da Ordem de Mérito. Possui, também, a Grande Cruz da Ordem Diocesana de S. Tomé e a Medalha de Ouro da Assembleia da República Portuguesa.
Proferiu dezenas de conferências, foi autor de vários prefácios e escreveu muitos livros com destaque para a sua última obra, lançada este ano na Vila da Ericeira, com o título «GRITOS CONTRA A INDIFERENÇA».
Iniciou a sua actividade humanitária com os Médecins Sans Frontiéres França, em 1979, tendo posteriormente ( 1981 ) ajudado a dinamizar os Médecins Sans Frontiéres Bélgica de que foi administrador de 1982 a 1983.
Fundador e Presidente da AMI - Fundação Assistência Médica Internacional - desde a sua fundação em 5 de Dezembro de 1984 com intervenção humanitária em 63 países em todos os continentes e 13 centros sociais em Portugal para apoiar os mais carenciados e os sem - abrigo.
Desde 1981 participou como médico cirurgião em mais de 200 missões de estudo, de coordenação e de assistência médico - cirúrgica humanitária pelos MSF e pela AMI em cerca de 70 países de todos os continentes.
Com um convidado tão especial é quase certo que os dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206 irão receber várias chamadas.