terça-feira, 1 de setembro de 2009

MEMBROS DA COMISSÃO DE FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ, DA IGREJA NOVA, NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

António José Lucas, Rui Manuel Alves e Baptista Simões, membros da Comissão de Festas em Honra de Nª.Srª. da Nazaré, na Igreja Nova, são os convidados da edição 927, do «Disto é que eu Gosto», de 5 de Setembro.
A partir das 9 horas será divulgado, em pormenor, o programa dos festejos, na Igreja Nova, que vão ter início no Sábado, dia 12 de Setembro.
O chamado Círio da Prata Grande começou, precisamente, na Paróquia da Igreja Nova, há muitos anos, quando um morador do Penedo da Arrifana, João Manuel, já idoso, resolveu ir em romagem à Nazaré, montado no seu burrito, para implorar a cura da sua mulher, gravemente doente. O seu pedido foi atentido e, em prova de agradecimento, deslocou-se ao Santuário da Nazaré, durante quatro anos seguidos, acompanhado por familiares e devotos das vizinhanças. O movimento de aderência por parte dos moradores da Igreja Nova e dos arredores foi enquadrado por «Confraria de Nossa Senhora da Nazaré» que teve compromisso aprovado em 1742 e que encontra,actualmente, em 17 Freguesias dos Concelhos de Mafra, Sintra e Torres Vedras.
Os ouvintes também podem participar na conversa através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.