domingo, 21 de fevereiro de 2010

FLORBELA FRANCO VAI FALAR DO RANCHO «CANTARINHAS DE BARRO» NA RCM

A convidada da edição 952 do progama «Disto é que eu Gosto», de 27 de Fevereiro, é a jovem Florbela Franco, que é a actual Directora do Rancho Folclórico «Cantarinhas de Barro», que está este ano a comemorar as suas bodas de ouro.
O Rancho Folclórico foi fundado em Janeiro de 1960 e tem a sua sede na Lagariça, entre o Sobreiro e a Achada, na Freguesia de Mafra.
A população destas localidades dedicava-se, essencialmente, à agricultura e olaria o que levou os fundadores do agrupamento a escolherem a denominação de «Cantarinhas de Barro», adoptando um pequeno cântaro de barro vermelho para seu símbolo.
A partir das 9 horas Florbela Franco irá falar do longo percurso do «Cantarinhas», ouviremos algumas das suas modas e ficaremos a saber quais as iniciativas já realizadas e outras previstas para comemorar os 50 anos do rancho mais antigo, ainda em actividade, no Concelho de Mafra.
O rancho saloio é sócio fundador da Federação Portuguesa de Folclore, está filiado no INATEL e pertence à Associação do Distrito de Lisboa para a Defesa da Cultura Tradicional Portuguesa, tendo actuado de Norte a Sul de Portugal e, também, no estrangeiro.
Os ouvintes podem conversar com a directora através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 e 261 817 206.