domingo, 30 de maio de 2010

CANDIDATURA DO PALÁCIO,CONVENTO E TAPADA DE MAFRA A PATRIMÓNIO MUNDIAL

O Vereador do Pelouro do Turismo, Hélder Silva; o Director do Palácio Nacional, Mário Pereira e o Director da Tapada de Mafra, Ricardo Paiva, são os convidados da edição 966 do programa «Disto é que eu Gosto», de 5 de Junho.
O tema principal da conversa será o protocolo, assinado na Basílica de Mafra, no passado dia 15 de Maio, para a criação de uma Unidade de Missão que tem por finalidade proporcionar a valorização e promoção do complexo monumental e ambiental de Mafra.
As entidades com responsabilidades na gestão do conjunto formado pelo Palácio/Convento e Tapada Nacional de Mafra pretendem que a UNESCO reconheça esses importantes «tesouros mafrenses» como Património Mundial.
O Real Edifício de Mafra e respectiva Tapada constituem um dos elos de uma cadeia de referência do pensamento urbanístico arquitectónico e natural da civilização ocidental, não só enquanto unidade (palácio,basílica,panteão,convento, colégio universitário, hospital monástico, jardim e tapada), mas também pelos seus equipamentos de prestígio ( carrilhões, órgãos, biblioteca e estatuária entre outros).
O documento para a criação da Unidade de Missão foi assinado por representantes das seguintes entidades: Município de Mafra; Ministério da Cultura; Ministério da Defesa Nacional;Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas; Patriarcado de Lisboa e Associação de Turismo de Lisboa.
Os dois telefones do estúdio da RCM, 261 817 205 e 261 817 206, vão estar disponíveis para os ouvintes que queiram formular alguma pergunta aos convidados ou que pretendam emitir qualquer opinião.