segunda-feira, 16 de agosto de 2010

DIOGO BATALHA NETO DE JOSÉ FRANCO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

Diogo Batalha é o convidado da edição 977, do «Disto é que eu Gosto», de 21 de Agosto, para falar da vida e obra do seu saudoso avô o famoso ceramista José Silos Franco, do Sobreiro.
O oleiro sobreirense criou, na sua terra natal, uma Aldeia-Museu que é visitada, anualmente, por milhares de turistas.
As figuras que produzia eram constituídas por três categorias: Arte Sacra com imagens de santos e presépios; Arte popular com representações de tipos populares e a Arte Satírica alusiva ao prazer e o profano.
O Mestre participou em vários certames e recebeu diversos prémios e condecorações com destaque para o Grau de Cavaleiro da Ordem de Santiago da Espada; Diploma e Medalha de Honra do Município de Mafra; Comenda da Ordem do Infante D. Henrique e recebeu a Benção Apostólica do Papa João Paulo II.
No passado dia 5 de Julho, no Auditório da FIL ( Feira Internacional de Lisboa) a Direcção da Associação Industrial Portuguesa atribuiu a Medalha de Prata, a título póstumo, ao Comendador e Ceramista José Franco, a qual foi recebida pelo seu neto Diogo Batalha.
Durante o programa serão divulgadas algumas entrevistas, concedidas pelo artista, à Rádio do Concelho de Mafra.
Os ouvintes também podem participar, na conversa, através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 295 e 261 817 206.