terça-feira, 20 de setembro de 2011

RANCHO «OS SALOIOS DE D. MARIA» «NO DISTO É QUE EU GOSTO

O Rancho Folclórico « Os Saloios de D. Maria» e o jovem acordeonista André Gomes são os convidados da edição 1034, do programa «Disto é que eu Gosto», de 24 de Setembro.
O agrupamento folclórico foi fundado em 14 de Agosto de 1977 e fez o seu 1º Festival de Folclore, um ano depois, tendo como padrinhos «Os Campinos da Azinhaga». Faz parte do Centro de Recreio Popular e Cultura Musical de Dona Maria, que é uma pequena aldeia situada na Freguesia de Almargem do Bispo, Concelho de Sintra, zona saloia.
As vivências do passado assentam as bases do rancho, representando alguns usos e costumes ligados à vida do campo e também da cidade. São de destacar as recolhas dos trajes da lavadeira, domingueira, saloia abastada, vendedeira, aguadeira, o de ir à missa, noiva, carroceiro, saloio pobre, domingueiro, saloio abastado e noivo entre outros.
Do reportório do rancho fazem parte danças e cantares característicos da zona, sendo as mais representativas: «Fadinho das Lavadeiras», «Choutisse», « Bailarico Saloio», «Carreirinhas Marcadas» e «O Vinho».
Actualmente o grupo é composto, na sua maioria, por jovens, mas por ele passaram já várias gerações. Participou ao longo dos anos em muitos eventos tais como festivais nacionais e internacionais.
Como ainda não tem qualquer trabalho discográfico irá tocar, ao vivo, das 9 às 11 horas, no estúdio da RCM, alguns dos seus temas mais populares.
Quem quiser falar com os componentes do Rancho « Os Saloios de D. Maria» poderá ligar para o 261 817 205 ou 261 817 206.