terça-feira, 20 de março de 2012

FADISTA TERESA TAPADAS NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

A jovem fadista Teresa Tapadas, que nasceu em Riachos, no Concelho de Torres Novas, no dia 10 de Maio de 1977, é a convidada da edição 1060, do programa «Disto é que eu Gosto», de 24 de março.
Teresa iniciou a sua carreira no final de 1994, depois de ter sido solista do Grupo Folclórico da sua terra «OS CAMPONESES».
O seu interesse pelo fado surgiu quando ouviu, pela primeira vez, Amália Rodrigues e Teresa de Noronha. Apesar da sua curta carreira tem cantado, com regularidade, algumas das vezes ao lado de nomes grandes, como António Pinto Basto, Margarida Bessa ou Carlos Zel.
Em 2000 participou na Homenagem a Amália Rodrigues, promovida pela TVI, no Coliseu do Porto, e no espetáculo de Boas Vindas ao Papa João Paulo II. No mesmo ano foi distinguida com o Prémio Revelação, da Casa da Imprensa, na Grande Noite do Fado, na cidade do Porto.
No final de 2004 surgiu, finalmente, o seu primeiro álbum de originais. «MEU GRÃO DE PARAÍSO» foi o título escolhido pela cantora. O disco conta com inéditos de Rosa Lobato Faria, Carlos Baleia, João Conceição Dias e José Luis Gordo, apresentando ainda temas conhecidos de Amália Rodrigues, Fernanda Maria, Fernanda Baptista e Vasco Rafael.
«TRAÇOS DE FADO» é o segundo álbum, a solo, de Teresa Tapadas composto por 11 temas com direção musical de Armindo Neves, dois deles com letras da sua autoria.
A popular fadista quis ser hospedeira de bordo, mas completou um Curso de Gestão e cantou no Coral da Igreja.
Para além dos espetáculos que fez a solo integrou, em 2001, o Grupo Entrevozes e em 2004 o Grupo Quatro Cantos.
Atuou no Brasil, Espanha, Cabo Verde, Irlanda, Suiça e Canadá.
Das 9 às 11 horas irá falar, em pormenor, da sua vida artística e serão divulgados vários fados dos seus dois trabalhos discográficos «Meu Grão de Paraíso» e «Traços de Fado».
Os ouvintes podem conversar com a fadista através dos dois telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.