segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NANÃ SOUSA DIAS NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

O músico Nanã Sousa Dias, que nasceu em Torres Vedras em 1957, é o convidado da edição 1097, do programa «Disto é que eu Gosto», de 8 de dezembro.

Começou a estudar guitarra, como autodidata, aos 13 anos, instrumento que trocou pela flauta transversal aos 19 anos. Quando completou 21 anos resolveu tocar naquele  que viria a tornar-se o seu instrumento principal, o saxofone tenor, ao qual se juntaram, posteriormente, o alto, soprano e barítono. Aos 24 anos, já como músico profissional, passou a integrar a Banda Atlântica de Lena d'Água, com a  qual gravou vários discos. Em 1983 aceitou o convite de Rui Veloso para participar na «Banda Sonora», com quem tocou, durante alguns anos, e gravou muitos discos.

É um dos músicos de estúdio ( solista) mais requisitado em Portugal tendo gravado cerca de 200 discos com vários artistas nacionais e estrangeiros.

Em 1986 gravou o seu primeiro disco a solo «OUSADIAS» para a etiqueta Polygram, com quem manteve contrato durante alguns anos e para a qual gravou um outro álbum, «AQUI TUDO BEM». Gravou dois álbuns para a etiqueta Groove «Tom Maior» ( Homenagem a Tom Jobim) e «Temas de Natal».

Foi diretor musical dos grupos de Rita Guerra e Afonsinhos do Condado.

Atualmente pertence aos Grupos de Rui Veloso e Paulo Gonzo, integrando,também, o Quinteto de Jazz de Lisboa, Grupo «Transa Atlântica», além dos seus próprios grupos Nanã Sousa Dias Sexteto e Nanã Sousa Dias Quarteto.

Os ouvintes que queiram conversar com o músico torriense  poderão utilizar os telefones do estúdio da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.