terça-feira, 10 de outubro de 2017

ANA CATARINA GRILO E FRANCISCO DO CARMO NO «DISTO É QUE EU GOSTO»

No dia 12 de outubro de 1991 teve início, na Rádio do Concelho de Mafra, o programa «Disto é que eu Gosto». A edição 1348, do próximo sábado, 14 de outubro, vai assinalar o 26º aniversário do programa mais antigo da RCM, tendo como convidados a jovem fadista Ana Catarino Grilo e o viola de fado Francisco do Carmo.

A Ana Catarino, que nasceu em Évora, no dia 4 de agosto de 1993, interessou-se pela canção nacional, com apenas quatro anos de idade, por influência de seu pai, fadista amador.

«A Lenda da Fonte» foi o primeiro tema que interpretou em público. Aos 12 anos ingressou na Escola de Música Ensemble Monte Mor.  A sua formação académica inclui a licenciatura em Música na Comunidade pela Escola Superior de Música de Lisboa, que a habilita a ministrar às crianças as bases da expressão musical.

Enquanto fadista participou, com êxito, em vários concursos vencendo alguns deles e ficando, noutras ocasiões, em lugares de destaque.

A Ana é fadista residente no Restaurante «A Severa», no Bairro Alto, em Lisboa, tendo atuado por todo o país e no estrangeiro.

Em 2015 gravou o seu primeiro trabalho discográfico com o título «Quem me dera ser o fado» que vai divulgar, a partir das 9 horas, no «Disto é que eu Gosto».

Francisco do Carmo, que a costuma acompanhar, com a  viola de fado, também estará presente no estúdio para falar da sua vida artística.

Quem quiser conversar com os convidados pode ligar para os telefones da RCM 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa, em qualquer parte do mundo, basta usar o link http://www.rcmafra.pt